RI na Memória: O nascimento da União Europeia

#tbt de RI: 01 de novembro de 1993

Entra em vigor o Tratado de Maastricht

No dia 01 de novembro de 1993 entrou em vigor o Tratado de Maastricht (assinado em 07 de fevereiro de 1992) que criou oficialmente a União Europeia, alterando a configuração regional do continente que existia até então.

Tendo por base a experiência do pós-Segunda Guerra Mundial e criado como um meio de unir o continente, evitar um novo conflito bem como alcançar a prosperidade entre seus membros, o projeto de integração europeia foi um processo longo e que passou por várias etapas até atingir a organização e institucionalização que se percebe nos dias atuais com a União Europeia.

Além disso, dentre as fases de integração regional a UE é considerada o exemplo mais avançado neste sentido, uma vez que o bloco caracteriza-se por ser um mercado comum (quando analisado somente os países da UE que fazem parte da chamada Zona do Euro é possível inclusive considerar como uma união monetária).

Brexit-map
Fonte: Director Magazine

Hoje em dia, porém, a União Europeia passa por vários desafios, seja porque sua ideia de prosperidade não é percebida por uma considerável parte dos europeus, seja pela burocracia do bloco ou até mesmo pelos chamados “eurocéticos” que não acreditam nas vantagens da sua existência e ainda afirmam que o bloco agride a soberania de seus países e que portanto não vale a pena permanecer nele.

O exemplo mais marcante desta onda figura-se na saída do Reino Unido da UE (Brexit), o qual é defendido também por outros líderes europeus mais radicais, algo que torna esta questão vital para o bloco, seja para buscar sua manutenção ou sua renovação.

Fontes:

http://www.europarl.europa.eu/factsheets/pt/sheet/3/os-tratados-de-maastricht-e-de-amesterdao

https://www.nexojornal.com.br/explicado/2017/03/03/Uni%C3%A3o-Europeia-o-maior-projeto-de-integra%C3%A7%C3%A3o-regional-em-seus-piores-momentos

Anúncios

Deixe uma resposta