Aconteceu em RI: 5ª semana de outubro

Atentado em sinagoga nos EUA

No sábado (27), um atirador identificado como Robert Bowers entrou na sinagoga Tree of Life da cidade de Pittsburgh (EUA) e atirou contra as pessoas ali enquanto gritava palavras de ódio dirigidas contra judeus. O atirador ainda entrou em confronto com um policial ao sair do local, mas se feriu e foi preso logo em seguida. Apesar disso, 11 pessoas acabaram morrendo devido ao incidente, incluindo uma mulher que era sobrevivente do Holocausto nazista.

US daily
Fonte: US Daily

O atentado está sendo investigado como crime de ódio pelo FBI e é considerado o pior ataque contra judeus na história dos EUA. Tal caso gerou grande repercussão tanto nacional quanto internacional assim como uma grande comoção atraindo o auxílio de doações individuais, organizações da comunidade judaica como a HIAS bem como as organizações mulçumano-americanas como a Celebrate Mercy e MPower Change.

Crise no Sri Lanka se torna violenta

A recente crise política que o Sri Lanka vem enfrentando desde que o presidente Maithripala Sirisena destituiu o então primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe e colocou no seu lugar o ex-presidente do país Mahinda Rajapaksa tomou rumos mais violentos no domingo (28), quando um dos apoiadores no ministro do petróleo (parte do então gabinete, e portanto, também destituído) tentou entrar em seu antigo escritório, o que gerou um confronto com membros do sindicato que apoiam a volta de Rajapaksa ao poder, resultando na morte de uma pessoa.

Sky news
Fonte: Sky News

Diversos países já sinalizaram sua preocupação com a atual crise no Sri Lanka como Índia e EUA, além da União Europeia e do secretário-geral da ONU António Guterres. Existe uma preocupação de que a suspensão do parlamento até 16 de novembro determinada pelo presidente seja prejudicial para a democracia no país bem como a substituição de Wickremesinghe  por Rajapaksa, figura mais aliada à China, evidencie os interesses deste país no Sri Lanka. A China, por sua vez, nega que tenha feito qualquer interferência na política interna cingalesa.

Ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza

A Faixa da Gaza tem recentemente passado novamente por um clima de instabilidade, tendo em vista os protestos organizados com o apoio dos comandantes do Hamas devido às condições de vida em que se encontram os palestinos na área, o que vem gerando frequentes confrontos com as forças israelenses nos últimos meses.

Middle east observer
Fonte: Middle East Observer

Nesta semana mais um episódio ocorreu quando um ataque aéreo israelense matou 3 adolescentes palestinos. O exército afirma que os jovens estavam se aproximando demais da cerca de segurança e que tinham explosivos. Além disso, também defende que as suas ações militares se justificam devido à ameaça de alguns dos manifestantes de quererem entrar em solo israelense armados ou de lançar mísseis contra seu território.

Já Hanan Ashrawi, um membro executivo da Autoridade Nacional Palestina, afirmou que as forças israelenses vêm deliberadamente atirando em crianças palestinas nesta nova onda de protestos, o que se caracteriza como crimes de guerra. Até o momento, mais de 200 palestinos foram mortos nos últimos sete meses de protestos.

Merkel anuncia saída gradativa do cenário político alemão

New York Post
Fonte: New York Post

Depois de que o partido de Angela Merkel (CDU) sofreu uma baixa significativa dos votos na região de Hessen durante as suas eleições regionais (embora ainda se mantenha à frente dos outros) e juntamente com o criticismo crescente ao desempenho da coligação governamental, Merkel anunciou na segunda (29) de que não concorrerá mais à presidência do seu partido quando este realizar sua convenção em dezembro. Além disso, anunciou também que não vai se candidatar a uma reeleição como chanceler da Alemanha e que permanecer no cargo apenas até o fim do seu mandato em 2021, saindo da vida política alemã depois disto.

Já havia suspeitas de que Merkel mais cedo ou mais tarde anunciaria sua saída da vida pública. Contudo, devido à nova conjuntura mundial e principalmente a ascensão de movimentos de extrema-direita e neonazistas tanto na Alemanha quanto em outras partes do continente europeu, aumenta-se as preocupações de qual rumo o país tomará depois da saída de Merkel.

Relatório da WWF traz conclusões preocupantes para a geração atual

Um relatório lançado esta semana pela organização WWF alertou para um cenário perigoso para a vida no planeta. De acordo com o que foi relatado, em apenas quatro décadas a população de vida selvagem no mundo caiu em torno de 60% devido a diversos fatores como poluição, desmatamento, mudanças climáticas e outras ações geradas pelos seres humanos.

World wild life
Fonte: World Wildlife Fund

Além disso, o relatório especificou que a região da América Latina e do Caribe foi uma das mais afetadas com uma queda de 89% no número de populações de vida animal, quando comparado a 1970.

Diante disto, a organizou afirmou que a geração atual está cada vez mais agredindo o meio ambiente, mas também ela será a última capaz de salvar a natureza de um desastre natural, visto que quanto mais tempo demorar, pior a situação irá ficar. Integrantes da WWF ainda defendem que à nível internacional seja criado um tratado aos moldes do Tratado do Clima de Paris focando-se na proteção da vida animal e em restrições à ação humana contra a natureza.

Fontes:

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/10/atirador-deixa-varias-vitimas-em-sinagoga-nos-eua.shtml

https://oglobo.globo.com/mundo/muculmanos-levantam-fundos-para-vitimas-de-ataque-sinagoga-nos-eua-23193746

https://qz.com/1441014/how-to-help-victims-of-the-pittsburgh-synagogue-shooting/

https://www.independent.co.uk/news/world/middle-east/israel-drone-strike-kills-palestine-teenagers-gaza-strip-middle-east-airstrike-idf-a8606591.html

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/10/28/interna_internacional,1000887/ataque-aereo-de-israel-mata-tres-garotos-na-faixa-de-gaza-segundo-med.shtml

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/10/29/merkel-abre-mao-da-presidencia-do-seu-partido-mas-quer-continuar-no-governo.ghtml

https://edition.cnn.com/2018/10/29/health/wwf-wildlife-population-report-intl/index.html

Anúncios

Deixe uma resposta