RI na Memória: Índia reconhece independência de Bangladesh

#tbt de RI: 06 de dezembro de 1971

Índia reconhece Bangladesh como independente do Paquistão

Dhaka Tribune
Fonte: Dhaka Tribune

No dia 06/12/1971, a Índia juntamente com o Butão foram os dois primeiros países a reconhecerem Bangladesh como um país independente, consequência de sua Guerra de Libertação contra o Paquistão. Contudo, o reconhecimento oficial de outros Estados só ocorreu a partir de 16 de dezembro daquele ano com o fim da guerra, quando os independentistas bengalis (que contavam com auxílio da Índia) derrotaram as forças paquistanesas.

Indigo e o Mar
Fonte: Indigo e o Mar

A independência de Bangladesh pode ser vista como o capítulo final do processo que ficou conhecido como a Partição da Índia. Iniciado em 1947 com a queda do domínio britânico na região, o território indiano se dividiu para à princípio formar dois novos Estados: a República da Índia, majoritariamente hindu, e a República Islâmica do Paquistão, majoritariamente mulçumana.

Nessa época o Paquistão ainda era composto pelo lado ocidental (West Pakistan), o que ainda conhecemos hoje como Paquistão, e o lado oriental (East Pakistan), que em 1971 se tornou Bangladesh. Interessante notar que apesar de compartilharem o Islã como principal religião, Paquistão e Bangladesh possuíam diferenças linguísticas e culturais muito grandes entre si, sendo isto um dos principais motivos que resultou em sua separação.

 

Fonte:

https://timesofindia.indiatimes.com/world/south-asia/Bhutan-not-India-was-first-to-recognize-Bangladesh/articleshow/45434808.cms

Anúncios

Deixe uma resposta