RI na Memória: A criação da OEA

#tbt de RI: 30 de abril de 1948

A Organização dos Estados Americanos (OEA) é criada

No dia 30/04/1948, foi assinada em Bogotá a Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA). Na verdade, a ideia de um grupo intergovernamental para debater as principais questões regionais das Américas não é nova.  Em 1890, 18 países se reuniram em Washington D.C. para formar a União Internacional das Repúblicas Americanas e a partir de lá, periódicos encontros foram realizados até que na IX Conferência Internacional Americana, 21 estados decidiram assinar a carta de criação da OEA.

Hall De Las Americas
Fonte: ONU

A organização atua em diferentes campos de atuação e se foca em quatro objetivos principais: promoção da democracia, direitos humanos, desenvolvimento socioeconômico e cooperação regional em segurança. Apesar disto, muitas críticas circulam em torno do trabalho da OEA seja porque sua estrutura organizacional é considerada fraca ou devido a inconsistências na aplicação de suas políticas, entre outras desaprovações.

De acordo com a OEA, atualmente ela conta com 35 Estados-membro. Em 1962, Cuba se tornou o primeiro país do grupo a ser retirado devido as tensões entre o país e os EUA durante a Guerra Fria. Em 2009, a organização revogou esta decisão, contudo o governo cubano não expressou interesse em retornar ao bloco. Já em 2017, a Venezuela anunciou que irá se desligar voluntariamente da OEA, após embates entre a organização e o governo de Nicolás Maduro.

 

Fontes:

http://www.oas.org/pt/sobre/quem_somos.asp

https://exame.abril.com.br/mundo/raul-castro-diz-que-cuba-nao-voltara-a-oea/

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/27/internacional/1493246051_378028.html

Deixe uma resposta